• Real Action Facebook
  • Real Action Twitter
  • Real Action Instagram

Você Sabia?

Origem do Airsoft

O Airsoft é um esporte de origem japonesa, que teve início na década de 70, como prática de tiro ao alvo. Apenas alguns anos mais tarde é que passou a ser utilizado como simulação de combates militares. Podemos dizer que o Airsoft deixou a brincadeira mais realista: seus equipamentos são muito próximos às armas convencionais e, ao contrário do Paintball, que tem como munição bolas de tinta, no novo modelo, o material utilizado como matéria-prima é o plástico.

Porque "Airsoft"?

O nome "air soft" referia-se à mistura comprimida de silicone Freon (conhecido como "gás verde") que era usado como propelente, significativamente mais fraco que o dióxido de carbono usado nas armas de ar comprimidas tradicionais. Daí a tradução literal “ar suave”.

SUPORT

É o jogador que dá cobertura ao assault, e também suprime o inimigo. Essa classe só pode usar equipamentos com funcionamento automático, como metralhadoras leves, do tipo M249, M60, PKM (esses airsoft são exemplos de armas reais que trabalham alimentadas com munição em fita). O teto do fps varia de acordo com o evento, ficando entre 400fps até 430fps. Normalmente, esse jogador não pode atirar numa distância menor do que 10 metros, respeitando distâncias de combate, já em alguns eventos, também não é permitido atirar dentro de locais fechados, sendo então necessário o uso de um airsoft de backup, com menor fps para utilizar em curtas distâncias e locais fechados. 

SNIPER

É uma classe no airsoft, para jogadores que fazem os tiros de longa distância. Para essa função, são utilizados equipamentos de precisão, normalmente ferrolhados, ou seja, são de engatilhamento manual, com teto de 500fps a 550fps, alguns eventos chegam a liberarem velocidades de fps maiores, mas não podendo atirar a menos que 30m. Snipers costumam utilizar equipamentos como M24, Blaser e L96, acompanhados de acessórios como luneta e bi-pé, e também costumam vestir ghilliesuit e outras roupas com camuflagem 3D. Sendo também necessário um equipamento secundário para distâncias menores.

Portaria Oficial

A Portaria nº 002 – Colog de 26/02/10 é a responsável por homologar a fabricação, comercialização e importação das armas de pressão e simuladores de armas de fogo.

O número de brasileiros interessados no airsoft tem crescido, especialmente após a regulamentação, quando a prática se tornou mais segura, ganhando um caráter genuinamente desportivo.

ASSAULT

É o jogador que vai no pelotão de frente. Ele deve usar airsoft com um teto de 400fps, o que engloba vários modelos de equipamentos que costumam ter função automática, mesmo normalmente sendo usados somente em modo semi-automático, e em alguns jogos são liberados em rajada.  Os modelos mais comuns nessa posição são M4A1, AK47, SigSauer556 Short e submetralhadoras.

DMR

Significa Designated Marksman Rifle, mas podemos traduzir como “rifle para atirador designado”. Esse jogadores são atiradores de precisão, que ficam no meio termo, entre o assault e o sniper, dando cobertura mais próxima com tiros de cadencia mais elevado que a de um sniper, porém sem tanta precisão. Costumam usar airsoft com limite de 450fps, normalmente, de cano mais longo, com bi-pé e luneta. Essa classe costuma usar equipamentos como SR25 e M14. Também não é permitido atirar a menos de 25m, pois é uma classe com restrições de disparo por distância, então é necessário um equipamento secundário para defesa em distâncias menores ou locais fechados.

Highlander

O Airsoft é um esporte que preza pela honra, já que cabe ao próprio jogador, ao ser atingido por um tiro, se manifestar e sair do jogo. De acordo com as regras do esporte, o jogador atingido está “morto” para os demais. No entanto, não é difícil se deparar com jogadores que trapaceiam, sendo desonestos com a sua equipe e os demais participantes. E esses jogadores como dissemos, são os que chamamos de highlanders.

Em tradução livre, highlander é “aquele que habita terras escocesas”, mas, no senso comum, a palavra quer dizer “homem que só morre se lhe cortarem a cabeça”. E, diferentemente desses significados, os highlanders no Airsoft são jogadores muito mal vistos. Quando omitem que foram atingidos pelos oponentes, eles fazem com que a equipe adversária deixe de ganhar pontos — ou seja, eles podem influenciar diretamente no resultado. Sendo assim, identificar um highlander o quanto antes garante um jogo mais limpo e justo.

Av. Getúlio Vargas 1633 

Uberlândia, MG 38400-702
Telefone: (34) 997625233

©2020 Copyright GR Solutions. All rights reserved.

LOGO 003.png